Teste de Romberg
O que é o Teste de Romberg?
O Teste de Romberg é utilizado para avaliar possíveis alterações de equilíbrio estático dos indivíduos. Essas disfunções correlacionam-se a alguma condição neurológica.
As atividades laborais, de qualquer setor, requerem um bom equilíbrio, bem como boa estabilidade física e mental. Assim, para manter a saúde e a segurança ocupacional, é imprescindível que a empresa encaminhe seus funcionários aos exames, tanto os obrigatórios quanto os complementares.
Dessa forma, o Teste de Romberg compõe os exames complementares, requeridos para determinadas funções, geralmente, atividades que apresentam maior risco de queda e acidentes graves, a exemplo dos trabalhos em altura, em que qualquer desequilíbrio pode causar sérios prejuízos.
Teste de Romberg | SAOC – Saúde Ocupacional
Em específico, alguns problemas que podem ocorrer com os trabalhadores são tonturas, percepções espaciais equivocadas, alucinação de movimento e sensação de desorientação. Por isso, salienta-se a importância de exames medidores do equilíbrio, como o Teste de Romberg.
Esse teste faz parte da Triagem Otoneurológica. Trata-se de um conjunto de exames feitos para a prevenção de acidentes provocados por tonturas ou vertigens. Neles, avaliam-se possíveis distúrbios do equilíbrio corporal. São três os testes principais: avaliação de equilíbrio dinâmico, teste da coordenação motora e o teste de Romberg.
Em suma, a Triagem Otoneurológica e o Teste de Romberg são recomendados em exames admissionais e periódicos de funcionários que atuam com trabalhos em altura, os quais possuem alto risco de queda.
Por fim, o Teste de Romberg e os demais exames de equilíbrio corporal têm como objetivo identificar a motivação de possíveis desestabilidades a fim de prevenir quedas, fazer manutenção da postura e entender os sistemas de estabilidade.